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BTR TRANSPORTES

 

A exportação de mercadorias tem sido muito visada por indústrias e empresas que possuem mentalidade de crescimento. É uma grande oportunidade de ampliar e conquistar novos mercados.

Mas entrar no mercado internacional e consolidar sua marca e produto exige muito estudo e preparo. A pesquisa sobre o mercado que você deseja se inserir é imprescindível. Conhecer as diferenças comportamentais de culturas e hábitos de consumo, por exemplo, são informações que irão te ajudar a adequar o produto e definir o preço de venda.

Preparar sua empresa para exportar parece um trajeto cheio de pedras né? Pensando nisso listamos algumas dicas pra te ajudar no início dessa caminhada:
 

    1. Esteja atento às oportunidades de se inserir no mercado

Fique de olho nas movimentações do mercado e esteja atento às oportunidades que surgirem. Entenda se seu produto tem demanda no mercado prospectado.

Acompanhar a situação econômica local, concorrentes, hábitos de consumo, padrão de qualidade exigidos pelos compradores, tudo isso trará uma perspectiva sobre as possibilidades de venda e futuras adequações no produto que serão necessárias.

Ir a feiras e eventos internacionais também é uma ótima forma de começar a se inserir no mundo do comércio exterior. Ajuda a conhecer empresários estrangeiros (importadores) que poderão ser seus futuros compradores e à fortalecer vínculos. 

Estude, faça networking e coloque muito conteúdo na bagagem para estar preparado pelo que estará por vir.

 

    2. Contrate consultores especializados

O processo é muito burocrático, envolve muitas leis, certificações e registros. 

Você precisará entender como se habilitar para ser um exportador e quais os documentos necessários. 

Além disso existem os órgãos fiscalizadores que determinam as regras que o produto ou a embalagem precisam cumprir, como por exemplo, os selos de qualidade, especificações de rótulo, etc. 

Entender sobre as leis locais é muito importante. O despachante aduaneiro e/ou consultor em comércio exterior são profissionais que conhecem a legislação e que poderão te ajudar a se precaver de muitos erros. Vale a pena investir em uma boa consultoria!

Além disso, outra dica é também buscar investidores experientes no país para onde deseja exportar ou um distribuidor que esteja interessado na sua marca. Existem questões burocráticas que precisam ser resolvidas no país de destino, então ter uma pessoa que entende da burocracias locais pode facilitar todos os procedimentos de entrada e auxiliar na resolução de muitos problemas que surgirem por lá.

 

    3. Avalie a logística do produto 

Outra grande preocupação quando se fala em exportação é cuidar de todo o processo da logística. De fato é uma etapa que exige muita atenção e cuidados. 

Uma questão a ser avaliada é sobre a forma de transporte que será escolhida. Já falamos neste texto um pouco sobre os modais de transporte disponíveis para importação ou exportação de mercadorias. A escolha equivocada de modal ou uma contratação em cadeia (com muitos intermediários) pode encarecer o frete e fazê-lo perder competitividade no mercado. Avalie fundamentos como:
 

Rota: faça o mapeamento do percurso que seu produto realiza até chegar no destino final. Avalie o fluxo de carga na rota pois tem relação direta ao custo do frete final e indiretamente no produto para o consumidor final.

Transportadora: quem são as referências neste tipo de transporte. Avalie estrutura, frota, transit-time e equipe como diferenciais competitivos em relação ao custo benefício.

Entrega no destino final: tenha como objetivo avaliar a logística completa até a entrega no destino final. A composição dos custos diretos e indiretos na logística do produto irão fazer a diferença para uma entrada assertiva no mercado internacional.

No blog do Grupo FMS (empresa especializada em comércio internacional) você poderá encontrar muitas informações e conteúdos que trarão muita clareza sobre assuntos específicos de exportação. 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e incentivado a iniciar uma nova jornada de crescimento para sua empresa!

 

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