BLOG
Saiba mais sobre transporte rodoviário de cargas.
ENTENDENDO O PROCESSO DE DESPACHO ADUANEIRO PARA O PARAGUAI: PRINCIPAIS PROCESSOS
A parceria entre o Brasil e o Paraguai é uma importante via de comércio na América do Sul, e nosso principal mercado aqui na BTR Transportes.
Para que as cargas sejam transportadas dentro da legislação e de forma eficiente, é fundamental compreender todo o processo de despacho aduaneiro, além de contar com profissionais e especialistas capacitados e atualizados para este fim.
O primeiro passo para quem deseja operar com negócios internacionais é o cadastro no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros - RADAR. Esta habilitação, garante que a empresa está devidamente constituída e legalizada e com as devidas condições para que ela possa passar a exportar ou importar. Este cadastro é feito no Brasil, através da Receita Federal.
Depois disso, é imprescindível ter uma pessoa que represente a empresa dentro das aduanas, de forma online e até mesma física. Esta pessoa é o Despachante Aduaneiro, que é o profissional responsável por lidar com todo o processo nas alfândegas, acompanha a parte legal e administrativa de importação e exportação, atuando junto com a Receita Federal e os setores do País destino.
Dentro das etapas de processos aduaneiros, há a parte de documentação exigida pelo país que está recebendo a carga; que o cliente é responsável em exigir, o que vai depender da classificação da mercadoria, por exemplo.
No caso do Paraguai, de modo geral, os documentos exigidos podem ser: Certificados de origem, comprovantes de embarque, declaração de importação, nota fiscal; entre outros.
Após o cumprimento de todas as etapas do processo aduaneiro e o pagamento de tributos, aí sim, a carga é liberada para entrega no Paraguai.
Mais importante que tudo isso, é manter a atualização sobre o assunto. É comum regras fiscais tanto no Brasil quanto em nosso país vizinho sofrer alterações e ajustes. Entender o processo de despacho aduaneiro para o Paraguai (e para qualquer outro país), é fundamental para garantir operações comerciais eficientes e dentro da legislação vigente.