BLOG
Saiba mais sobre transporte rodoviário de cargas.
A Bartholo Transportes Rodoviários opera há mais de 35 anos no transporte rodoviário de cargas (TRC) única e exclusivamente entre Brasil e Paraguai. E o que vemos neste pequeno recorte histórico que compõe a nossa trajetória empresarial, é que os países são, de certa forma, antagonistas quando o assunto é política econômica.
Ambos viveram sob forte regime ditatorial e, nesse período, foram inauguradas obras estratégicas que aproximaram ainda mais os dois países, sendo elas: a Ponte Internacional da Amizade e a Itaipu Binacional. Agora, num outro contexto político, a Ponte da Integração aguarda obras estruturantes para, enfim, ter o tráfego de veículos liberado e desafogar a principal ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
A Ponte Internacional da Amizade, inclusive, nas décadas de 80 e 90, facilitou o intenso contrabando, comércio informal e outras ilegalidades, mas hoje vem se consolidando como um importante marco para o desenvolvimento regional contribuindo para o crescimento de diversas empresas e das operações logísticas entre o Brasil e o Paraguai.
Com alguns incentivos, entre eles, a Lei de Maquila que favorece as indústrias exportadoras com impostos entre 1% e 2% sobre o valor agregado para exportação e o baixíssimo custo da energia elétrica, o Paraguai vem ganhando cada vez mais atenção das indústrias do Mercosul e internacionais, que vislumbram nesse cenário, a estrutura ideal para competir com produtos e preços do mercado asiático e até garantir melhores margens operacionais.
Um dos exemplos mais recentes é a Lupo S.A., que anunciou a construção de uma nova fábrica de meias no país vizinho, com investimento aproximado de R$ 30 milhões e início das operações no segundo semestre do próximo ano. E vale lembrar, 2026 é logo ali. NeoFeed https://lnkd.in/eM5naiYX
Segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, as indústrias brasileiras representam quase 70% do total de indústrias beneficiadas pelo programa de maquila.
Com o embaraço econômico travando o Brasil e as facilidades crescentes oferecidas pelo governo paraguaio, a tendência é clara: cada vez mais empresas brasileiras devem seguir esse mesmo caminho.
Nesse cenário, a Bartholo Transportes Rodoviários não é apenas um agente de transporte — é um hub de conhecimento e experiência no eixo Brasil–Paraguai. São décadas operando exclusivamente entre os dois países e isso nos permitiu desenvolver um know-how único para lidar com as particularidades da região.
E, quando sua operação estiver funcionando, podemos atuar no transporte das suas mercadorias, da fábrica até o destino no Brasil, porta a porta, oferecendo muito mais que transporte: atuando como parceiros na construção de valor, apoiando a consolidação da sua marca no cenário internacional.
Compartilhe seu ponto de vista sobre esse movimento da Lupo através do e-mail foz@btrtransportes.com.br.
Você nos acompanha em outros canais? Acesse agora mesmo @btrtransportes, @btrtransportes.py, Facebook e Linkedin.